Convidando

Primeiros passos

MAS ANTES, LEMBRE!

❣ Seu casamento é seu!

Seu casamento não é da sua amiga, não é da tia que mora longe, não é do chefe, não é da friendemy da escola, não é dos seguidores do instagram e principalmente não é dos fornecedores. Embora a relação e a realização do casamento possa té ser fruto das experiências que você teve com todoas essas pessoas o casamento é um evento dos noivos. Faça, portanto, o que vocês quiserem. Escutar fornecedores e parente que têm mais experiência é sempre bom, mas não se paute pelas reações ou rejeições dos outros. Regras podem ser quebradas e tradições podem estar erradas sim. Por isso é tão importante encontrar fornecedores que embarquem nas suas ideias. E adivinha que adora se aventurar no design gráfico? Arrá! Fábrica Visual é amor! ❤

 

❣ Casamento é amor!

Muitos noivos têm realizado os casamentos como se fossem eventos corporativos, com distribuição de milhões souvenir aos convidados e encarando a organização da festa de forma super tensa. Relaxem! Casamento é amor. É o amor que os convidados têm pelo casal que os leva para festa. Acreditem, bem casados, salgadinhos e bebidas são menos importantes do que os noivos. 

Um casal super moderno e criativo que encontrou um fotógrafo criativo e super competente para realizar um sonho. Ensaio dos noivos Carla e Hélio, pelas lentes de Alex Campelo. Muito amor nos muros grafitados de Fortaleza.

Primeiro passo:

QUEM VOU CONVIDAR

Fazer a lista não é fácil para ninguém! Serão muitas listas, muitos rascunhos, muitas tabelas do Excel feitas com sangue, suor e lágrimas de mãe (sim, sempre elas). Fazer a lista dos convidados é um momento estressante que sempre vai levar à alguns conflitos. Sendo assim, criamos algumas dicas que podem tornar esse momento menos doloroso. :P

❣ COLOCANDO NOMES NA LISTA

No nosso guia “Vou casar. Por onde começo?” criamos um item sobre a lista de convidados. A primeira lista é criada mentalmente, no momento em que os noivos decidem que estão noivos. :P Não é exagero realmente colocar os nome no papel desde o início. A primeira lista de convidados serve para organizar o casamento e fazer um levantamento dos parentes (geralmente a maior parte dos convidados). O importante é que a primeira lista fique em segredo e só seja comentada entre os noivos e poucas pessoas. Aproveite para pensar nos possíveis padrinhos

❣ TIRANDO NOMES DA LISTA

Colocar nomes na lista é muito fácil, difícil mesmo é tirar. Se necessários, deixe claro os critérios que o casal criou. Se necessário, ou seja, se for realmente importante dar satisfação para preservar um relacionamento ou evitar dramas. 

❥ Famílias gigantes: Como diminuir.
Convide apenas primos ao invés de tios e tias. Ou o oposto, convide tios e tias ao invés de primos e primas.
Convide apenas um representante de cada núcleo familiar.
Convide apenas os avós, os padrinhos ou os mais velhos.
Convide apenas quem mora na sua cidade.
Convite apenas seu núcleo familiar.
❥ Milhões de “amigos” (super colegas)
Convide apenas quem te convidou
Estabeleça um limite dentro de um grupo de amigos e peça que eles se organizem entre si. 
Evite retirar apenas 1 ou 2 por grupo.
❥ Malas
Vai haver drama se essa pessoa não for convidada? O drama vai continuar após o casamento? Você está disposto a segurar essa marimba?
❥ Convidados carentes
Convidados carentes são aqueles que levam uma verdadeira caravana de penetras com ele. Seja claro no limite de convidados e procure lembra-lo que outras pessoas poderão deixa-lo à vontade na festa.

❥ Convidados avulsos
São aqueles convidados que não conhecem mais ninguém na festa mas que são muito importantes para o casal. Nesse caso, dê mais 1 ou 2 convites individuais para que ele vá acompanhado à festa.
❥ Padrinhos ou Madrinhas solteiras
A regra diz que devemos sempre dar 1 convite individual a mais nestes casos, mas na realidade de quem precisa enxugar a lista vale a regra de quem conhece seus convidados. 
❥ Pessoas que vemos todo dia
Não comente sobre o casamento com ou perto de quem não será convidado.
Aos poucos vá se afastando de quem não será convidado :(
❥ Fornecedores super queridos
Não é raro que os casais acabem se aproximando bastante dos fornecedores do seu casamento, sobretudo aqueles que mantém um contato maior, como assessores, fotógrafos, decoradores e designers. Apesar dessa aproximação ser verdadeira, acredite, a gente já fica super feliz de ver vocês felizes. 

❣ CRIANÇAS ENTRAM NA LISTA?

Geralmente buffets não contabilizam crianças de até 6 anos (ou que aparentem até 6 anos de idade). Mas isso varia muito. Alguns locais contam apenas a partir de adolescentes (liberando crianças de qualquer idade) e outros não têm nenhum tipo de tolerância. 

Sendo assim não é necessário entregar convite individual aos pequenos, mas é sempre bom avisar, na hora da entregar os convites, se as crianças estão ou não convidadas.

Foto:VideoMix

Segundo passo:

AS INFORMAÇÕES DO CONVITE

Separe as informações do convite em 2 categorias:

❥ Informações essenciais:
1. Nome dos noivos e dos pais dos noivos (optativo)

Não é necessário sobrenomes
2. Data e hora do casamento

Converse com o cerimonial sobre os possíveis atrasos

3. Local e endereço da cerimônia religiosa (se houver)
4. L
ocal e endereço da recepção (se houver)
5. Lista de presentes

Pode ser o site dos noivos

❥ Informações não essenciais:

1. Mensagem dos noivos como trecho bíblico ou de música 

2. Mapa dos locais

3. Informações do traje

4. Pedido de confirmação de presença

5. Contatos do cerimonial

6. Endereços dos noivos

7. Tudo que pode ser informado verbalmente

A fofa da Natália Campos recebendo nossos convites 

Terceiro passo:

ESCOLHENTO O LAYOUT DO CONVITE

❣ ORGANIZAR EM RELAÇÃO A QUEM CONVIDA

1. Os pais convidam:
Estilo mais formal e tradicional, que remete ao tempo em que o casamento era união de famílias. Ainda é usado.

1.

Padrastos e madrastas que foram pais dos noivos podem e devem estar aí! 

Pais já falecidos também, lembrados com carinho com a expressão "em memória" ou com um coração.

Da mesma forma pais ausentes podem não estar!

 

Uma "releitura" belíssima desse estilo é quando os noivos adicionam nomes de pessoas que são ou foram como pais para eles, como as avós.

2.

2. Os noivos convidam com a bênção dos pais:
Vem sendo bastante usado pelos noivos que fazem questão de colocar os nomes dos pais, mas querem dar destaque ao nome deles.

3. Os noivos convidam:
É o mais utilizado ultimamente. Deixa mais espaço no convite para coisas que antes não eram tão necessárias, com pedido de confirmação, informações de site e etc.

3.

❣ ORGANIZAR EM RELAÇÃO AO TEXTO

❥ Formal:
Necessita de espaço no convite pois utiliza números por extenso. Exemplo: "convidam para a celebração de seu casamento, a realizar-se às dezenove horas do dia vinte e dois de agosto de dois mil e dezessete."

❥ Informal:
Texto com números e com um teor mais direto. Exemplo: "convidam para a celebração de seu casamento, no dia 22 de agosto de 2017, às 19 horas. 

❥ Descontraído
Texto desconstruído, sem paragrafos ou pontuação, com o design bem diferente. 

Quarto passo:

COMO ESCREVER OS NOMES NO CONVITE

Algumas dicas sobre os nomes dos convidados

❣  Peça mais nomes do que convites, para fazer o seu "time de fora" dos convidados, caso hajam desistências e imprevistos.

❣ Não é necessário sobrenomes para os convidados da família e amigos próximos, nem tratamentos como Senhor ou Senhora. O tratamento de Senhor ou Senhora é usado para pessoas com quem os noivos não têm intimidade e que são convidados por conveniência ou de outras pessoas. Por exemplo, amigo dos pais e chefes. 

❣ Para parentes: utilize "Tio", "tia", "irmão", "vô" e etc. Esse tipo de tratamento é carinhoso e fica muito bacana nos convites.

❣ Apelidos também são carinhosos de que, claro, sejam confortáveis para o convidado. Por exemplo: Rafaela - Rafa. Se os noivos acharem que o apelido vai "ficar feio" no convite é melhor não usar.

❣ Em caso de filhos: Geralmente os buffets não cobram convidados de até 5 anos de idade (ou que aparentem ter essa idade). Mesmo sem exibível para crianças é bom avisar, na hora da entregar os convites, se as crianças estão convidadas. Não é necessário colocar o nome da criança no convite, mas alguns pais orgulhosos amam e vão guardar o convite com muito carinho.

❣ Em caso de vários filhos: usar "e família" é uma opção, mas também não é necessário. Somente no caso de filhos adultos/solteiros ou outros parentes que façam parte do mesmo núcleo família é necessário usar "e família".
necessário. Somente no caso de filhos adultos/solteiros ou outros parentes que façam parte do mesmo núcleo familia é necessário usar "e família".

 

❣ Nos casos em que se conhece apenas uma das pessoas do casal: Algumas opções, caso o casal não descubra o nome do(a) cônjuge a tempo são: usar "Fulano e Senhora" em casos mais formais, "Fulana e amor" nos casos mais informais e apenas o nome de um dos convidados, com 2 exibíveis. 

Apelido ao invés do nome. 

❣ Nunca utilize o nome do homem como se fosse o nome da mulher. Por exemplo, "Senhor e Senhora David Moraes". Esse tipo de tratamento é antiquado e ignora completamente o nome da cônjuge.  Tsc tsc tsc

 

❣ Nomes demais ou nomes de menos. Quando muitas pessoas adultas moram na mesma casa utilize a forma mais usual no convite.  Se existe o hábito de chamar esse grupo de um determinado nome, use-o. Por exemplo, "As meninas", "Minhas queridas tias". Se a ordem de nomes em uma lista gerar ciúmes, faça por ordem decrescente de idade ou alfabética. 

Desenvolvido por Sara Goes

➽ Fábrica Visual

✉ comercial@fabricavisual.com.br  | ✆ 85997003837

✈ Home Office - Fortaleza

Atendimento nos finais de semana somente com hora marcada.

☛ Todas as imagens de convites desse site são de propriedade e autoria da Fábrica Visual. Antes de publicá-las, por favor, fale conosco. A gente não morde e por aqui só tem gente boa! ;P

 

☛ Nossos descontos nunca são acumulativos, ficando o cliente com o desconto maior, desde que esteja dentro dos prazos e requisitos da promoção vigente. 

 

☛ A Fábrica Visual não tem compromisso comercial ou financeiro com as empresas e fornecedores que divulga.

 

Fortaleza, 4 de dezembro de 2019.