Depois de organizar todas as fotinhas, arquivos, links, contatos etc de tudo que você precisa para ter o casamento dos sonhos, chegou a hora de entrar em contato com os fornecedores para fechar negócio! Aqui vão algumas dicas básicas:A versão em infográfico pode ser vista aqui.

❥ Veja o guia "Vou casar. Por onde começo?"
❥ Veja matéria sobre Tipos de Chá

❥ Veja matéria sobre Tudo sobre Lista de Presente

Dicas sobre seu convite!

Fornecedores.
Colocando o sonho em prática. 

❣ Peça ajuda ao assessor do casamento (os famosos cerimonialista)! Cerimonialistas experientes conhecem a reputação de empresas. Além disso, como esses profissionais trabalham com vários casamentos ao mesmo tempo, podem já ter as informações que você precisa e quem sabe conseguir um bom desconto.

 

❣ Fique sempre de olho em fanpage e grupos do Facebook onde os noivos e fornecedores se encontram. Ali você poderá encontrar mais referências sobre os profissionais. Além de grupo abertos e fechados, há os grupos secretos de noivas, onde a regra é clara: somente noivas, sem profissionais ou casadas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

❣ Fique alerta para sorteios, promoções e compras coletivas. Mas, cuidado! Antes de se jogar é preciso entrar em contato com as empresas e buscar referências!

 

❣ Não caia na tentação dos sites chineses, mesmo aqueles em português. Os produtos levam meses para chegar e você não tem garantia de qualidade nem de taxação!

Divulgação x Realidade de um convite chinês. O tamanho deixa a desejar e a impressão é por conta dos noivos.

❥ Os profissionais

Os profissionais que trabalham diretamente com casamento devem ser escolhidos com muito cuidado. Se os noivos não conhecem esse profissional é preciso buscar referências além da internet e verificar o preço de mercado. A contratação de buffet pode aliviar essa busca, pois já reúne boa parte desses profissionais:

Locais
Independentemente do local da festa ou cerimônia é importante que os noivos o visitem em 2 momentos diferentes: Primeiro vá ao local para conversar com o responsável no horário marcado e faça perguntas como se não houvesse amanhã! Depois peça ao responsável para visitar o local em um horário de funcionamento, de preferência na mesma época do ano que será seu casamento. Esse tipo de visita vai fazer com que os noivos observem se o local é arejado, iluminado, se têm mosquitos, uma vizinhança barulhenta ou perigosa. Aliás, fique atento ao estacionamento do local da festa ou cerimônia. Observe também as instalações desses locais
:

Cartório para casamento civil
Espaço para Chás (geralmente sítios ou salões de festa)
Salão de beleza
Igreja ou templo (corra, a procura é sempre grande!)
Buffet ou outro local da festa
Hotel ou pousada da Lua de Mel
Cozinha de fornecedores de jantar, bolo e doces

MAS ANTES, VEJA ALGUMAS DICAS:

Ourives ou Designer de joias 

Animador de chá ou palestrante

Juíz de Paz para o casamento civil

Assessor / Cerimonialista 

Maquiador

Cabeleireiro

Estilista ou costureiro

Celebrante para igreja ou templo

Fotógrafo

Decorador / Escultor do topo de bolo

Chef ou confeiteiro

DJ

Cantor, instrumentista ou banda

Motorista

Designer para convites e lembrancinhas

Agente de viagens para Lua de Mel

Ora, ora! Quem são esses profissionais de desgn gráfico tão lindos? ➽ Fábrica Visual

✉ comercial@fabricavisual.com.br | ✆ 85997003837 | ✈ Home Office - Fortaleza​

Noiva pesquisando sobre o interior

dos cartórios em Fortaleza. Faça isso!

❥ Empresas

É cada dia mais comum que algumas empresas não tenham ponto comercial. Isso não quer dizer que a empresa não seja confiável, é apenas uma tendência cada vez mais comum. Para saber da reputação dessas empresas busque o máximo de informações possíveis. Verifique, por exemplo, se os contatos dela são todos válidos e o tempo de resposta deles. Ligue, mande e-mail, chame pelo Whatsapp e peça referências de trabalhos anteriores. Outra coisa fundamental é a forma com que a empresa trabalha. Ela tem um protocolo de atendimento? Ela faz contratos? Tudo isso deve ser verificado nos seguintes serviços:

Animador de chá ou palestrante
Estilista ou costureiro
Celebrante para igreja ou templo
Fotógrafo
Decorador / Escultor do topo de bolo
Chef ou confeiteiro
DJ
Cantor, instrumentista ou banda
Motorista
Designer para convites e lembrancinhas

E por falar emempresas... ❤ Se você mora em Fortaleza agende um horário conosco ou saiba como comprar pela internet. ➽ Fábrica Visual ✉ comercial@fabricavisual.com.br 

✆ 85997003837 | ✈ Home Office - Fortaleza​

❥ Produtos

Antes de fechar negócio é preciso testar os produtos. Não compre nada as cegas e nem acredite em propaganda meramente ilustrativas. Seja chato e não se canse de pesquisar!

 Maquiador - Faça a maquiagem-piloto, isso vai testar o trabalho do maquiador e a qualidade do material dele.
Cabeleireiro - Nunca case sem antes testar o penteado!
Fotógrafo - Peça para ver o álbum de algum cliente e não somente o portifólio.
Chef ou confeiteiro - Deguste tuuuudo!
DJ - Peça que envie a playlist antes do casamento, assim você evita que músicas que você detesta toque na festa.
Cantor, instrumentista ou banda - Veja vídeos da apresentação dele. Ninguém merece aquele cantor que grita como quem pede socorro!
Motorista - Veja o interior do carro!
Designer para convites e lembrancinhas - Peça amostras, catálogo de papéis, opções diferentes e teste a qualidade dos papéis! Nada de ver e comprar pela internet, muitos sites divulgam fotos de produtos chineses como se fosse produção deles!

❥ Recebendo ajuda
 

Durante a busca dos fornecedores os noivos irão se assustar com alguns preços. Por isso, muitos se aventuram no "Faça você mesmo" para economizar. Essa é uma excelente estratégia, mas é necessário tempo, disposição e habilidade! Se você está buscando baixar custos a todo modo e tem tempo disponível há 3 opções:
1. Forme uma força-tarefa com seus amigos e tente fazer os mimos que podem ser reproduzidos, contanto que valha a pena.
2. Se amigos ou parentes se oferecerem a fazer algum serviço deles, seja claro: É um evento importante e a cobrança não será diferente por se tratar de uma ajuda. Verifique se quem oferece ajuda tem realmente condições de fazê-lo. Se não tiver, dispense a ajuda com muita delicadeza.
3. Peça ajuda para pesquisar fornecedores. Oriente seus "ajudantes" a fazer a pesquisa baseados em qualidade e preço de mercado para que o barato não saia caro.

❥ Preço ≠ Valor 
Preço e valor são duas coisas diferentes. Para saber se o preço de um produto está dentro do preço praticado do mercado basta uma pesquisa. Mas para saber o valor desse produto é preciso perceber a qualidade, exclusividade, atendimento e identificação com o produto. Muitas vezes um item que os noivos fazem eles mesmo tem tanto valor que compensa um preço final mais elevado,

A cada dia, no mercado de casamentos, produtos e mais produtos sem qualidade estão sendo empurrados para os noivos. Um produto só vale a pena ser comprado se tiver valor. Preço baixo às vezes pode ser tão caro!

QUANDO VALE A PENA (OU NÃO) COLOCAR A MÃO NA MASSA
Antes de colocar a mão na massa e fazer você mesmo alguns itens do seu casamento, se pergunte:
 

1. O projeto é considerado fácil de acordo com as minhas habilidades?

Responda sinceramente esta pergunta. Quando foi a última vez que você se arriscou a fazer um artesanato? O projeto requer habilidades que você não tem, como costurar, pintar, colar?


2. Terei mais de 3 meses para fazer?

Embora 3 meses pareça tempo demais, as suas atividades cotidianas, os compromissos que envolvem a organização do casamento e os imprevistos fazem com que essas semanas passem voando! 

3. Terei pessoas para me ajudar?

Imagine que seus ajudantes devem ter as mesma habilidades que você e tempo disponível para ajudar. Pense em pessoas que não se enfadem rapidamente das atividades ou que possam contribuir com sugestões para o projeto. 

4. A matéria prima é barata?

Pesquise. Muitas matérias primas parecem baratas quando são compradas individualmente ou em pequenas quantidades, como papel ou tinta. Mas para compras maiores muitas vezes somente empresas têm acesso à um preço diferenciado. Antes de se comprometer com um projeto DIY simule todos os custos e selecione os fornecedores. 

5. Existem empresas que fazem esse produto?

Depois de pesar todos os prós e contras pense se realmente vale a pena colocar a mão na massa, sobretudo de existir alguma empresa que faça o produto que você imagina. 

❥ FUJA!
 

1. Fique longe de empresas que utilizam imagens genéricas da internet ou de produtos alheios em seus sites. Observe, por exemplo, se na foto do convite o texto está em português e busque as imagens dos produtos na internet, para ter certeza da sua procedência.
 

2. Se for comprar na internet, verifique se o site tem número de telefone e teste este contato. Busque informações em sites como ReclaqueAqui.com.br
 

3. Sites chineses, como AliExpress são uma tentação, mas não confie! Além da demora do envio não há garantias da sua chegada e da qualidade.
 

4. Fornecedores envolvidos em picuinhas com clientes e outros profissionais. Reclamações são comuns na internet, mesmo aquelas que muitas vezes são injustas. Fique atento no tipo de resposta que o fornecedor dá à essas reclamações e se elas são frequentes.

5. Profissionais cheios de desculpas e com mil histórias para contar sobre os clientes. Além de demonstrar que eles têm problemas com responsabilidade, esse tipo de conversa mostra que o profissional não respeita a privacidade de seus clientes.

6. Profissionais ou locais (gerentes) que te forçam a assinar contratos. Geralmente os buffets forçam esse tipo de situação, obrigando o cliente a fechar com todos os profissionais de preferência deles. Não cedam à essa prática, esse tipo de profissional não irá reagir bem com as mudanças que você fizer.

Essa atenção em cada detalhe é brasileira e se chama Fábrica Visual :))))

7. Cerimonialistas que só reclamam da falta de tempo. Fuja de profissionais que estão sempre dando satisfação ao vento sobre como ele não tem tempo de fazer nada. Um dia essa desculpa pode ser usada com você.

8. Profissionais preconceituosos. Alguns profissionais confundem os valores da empresa com os seus próprios valores. Quem quer se relacionar com pessoas assim? Fuja, seus convidados agradecem!

Pacotes de contrato são diferentes de venda casada. NINGUÉM pode obrigar um cliente a assinar um contrato que ele não queira.

Gostou? Então compartilhe e comente. Só assim poderemos produzir mais conteúdo. Se você quer copiar e divulgar em seu página ou site, por favor no mencione. :)))

Desenvolvido por Sara Goes

➽ Fábrica Visual

✉ comercial@fabricavisual.com.br  | ✆ 85997003837

✈ Home Office - Fortaleza

Atendimento nos finais de semana somente com hora marcada.

☛ Todas as imagens de convites desse site são de propriedade e autoria da Fábrica Visual. Antes de publicá-las, por favor, fale conosco. A gente não morde e por aqui só tem gente boa! ;P

 

☛ Nossos descontos nunca são acumulativos, ficando o cliente com o desconto maior, desde que esteja dentro dos prazos e requisitos da promoção vigente. 

 

☛ A Fábrica Visual não tem compromisso comercial ou financeiro com as empresas e fornecedores que divulga.

 

Fortaleza, 4 de dezembro de 2019.